segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Post 5: De Berlim à Polônia - Conhecendo a Cracóvia e o destino Auschwitz Campos de Concentração

Saímos de Berlim no dia 16 pela noite, nosso vôo sairia às 21h30 do Aeroporto Tegel até Cracóvia na Polônia (o ponto alto e de fortes emoções desta viagem).



Chegamos lá, esperamos um bom tempo pela nossa aeronave e pegamos esse turbo hélice aí na foto acima rsrsrs. Barulhentinho, porém seguro. Vôo perfeito até Cracóvia.

Já no aeroporto nós trocamos 100 euros por Zlotys que é a moeda local. Trocamos pouco porque aceitavam euros por lá, mas a troca geralmente não é vantajosa e precisávamos de moeda local para coisas pequenas durante o trecho de ônibus em Auschwitz, como é outra cidade e é na Polôooonia, não queríamos arriscar. Foi suficiente pras coisas pequenas. O Hostel e demais taxas pagamos em euro mesmo.

Pegamos um táxi até nosso Hostel que era na região central, não foi muito difícil porque no aeroporto geralmente todo mundo fala inglês, até porque eu não faço a mínima ideia nem como se diz "bom dia" em polonês. (Ufa, viva o inglês). Pagamos uns 50 Euros. Depois descobrimos que fomos um pouco roubadas, visto que na volta foi super curto o percurso e mais baratinho rsrsrs. Enfim, tá na chuva é pra se molhar.

Na Cracóvia pegamos o Benedict Hostel, um tanto assustador na entrada conforme vimos numa dica de outro blog, porém foi um dos melhores hostels que ficamos. Ah, e o wi-fi tão difícil em alguns locais na europa, foi um dos melhores que utilizamos rsrs. Afinal de contas, wi-fi é mais que necessário numa viagem dessas, para ver caminhos, dicas, alternativas, gps etc.

Entrada do Benedict Hostel
Subindo as escadarias



Benedict Lindo e fofo por dentro

Pessoal educado e muito cordial. Banheiros excelentes e limpíssimos!
O melhor de tudo, foi o mais barato de todos!


Bem, após instaladas, de banho tomado e após uma 1/2 noite de sono, levantamos 6h da manhã pra descobrir onde era a estação de ônibus pra nos levar a Auschwitz (cerca de 2h de lá). Com os mapas que dão nos hostels e as explicações boas não foi difícil chegar até esta estação. Krakow Glowny Station é o nome dela e todos sabem indicar onde fica. Vá perguntando mesmo, eu não tenho problemas com isso, pergunto mesmo rsrsrs! Adoro ver como são simpáticas as pessoas pela manhã em outro país.


Krakow Glowny Station - Estação de ônibus para ir até Auschwitz


Este é o ônibus que leva até o Museu de Auschwitz. Se escreve ÓSWIECIN em Polonês.
Pagamos cerca de 11 euros por pessoa, a viagem foi tranquila, dormimos bem nela rsrs, e chegamos em Auschwitz em paz. O ônibus já te leva para o museu de Auschwitz. Após descer já irá ver a entrada do primeiro museu Auschwitz I.
Auschwitz I
Auschwitz I

Auschwitz I



Auschwitz I
Auschwitz I - Restos de pernas e braços mecânicos que retiravam das pessoas


Auschwitz I

Todos objetos retirados dos prisioneiros expostos no museu







 Saímos de Auschwitz I e buscamos um táxi para irmos até Auschwitz-Birkenau II o maior de todos, onde foram gravados vários filmes, não se paga nada para entrar e continua muito bem preservado. Aliás, em nenhum dos dois museus se paga 1 centavo. Você pode colaborar na saída de cada um deles numa caixinha onde deposita o quanto quiser para contribuir com o projeto de preservação da história do holocausto.

O Táxi leva cerca de 10 minutos para ir até o II, é uns 7km apenas, pode até ser feito a pé se não tiver muito frio. É imenso, prepare-se para muita história e muitos pensamentos dolorosos, porém muita reflexão do que o homem é capaz de fazer.

Auschwitz-Birkenau II - onde gravaram vários filmes

Auschwitz-Birkenau II 

Auschwitz-Birkenau II 

Auschwitz-Birkenau II 

Auschwitz-Birkenau II 
O local é muito bonito, muito bem localizado e dá para entender como eles (os nazis) conseguiam fazer suas belas propagandas tentando vender a imagem de que os judeus estavam em um paraíso. Que triste! Que horror!
Os trens onde eram transportados os prisioneiros e deixados no local para "trabalharem".

É um local muito grande, vale a pena gastar algumas horas nele. 1 dia basta, conforme nós fizemos.
Retornamos à Cracóvia com o mesmo ônibus, pegamos ele perto do museu onde nos deixou quando chegamos. Ainda conhecemos um pouco da cidade, visitamos os pontos turísticos e nos preparamos para pegar o vôo de volta para Berlim e dar andamento na viagem.

Próximo post vamos falar da viagem de Trem de Berlim até Praga.


Abraço galera!

Samila





3 comentários:

  1. Que massa, Samila!!! A história contada no local onde ela aconteceu. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Nossa parabéns eu um amigo e meu irmão queremos fazer o mesmo ano que vem, me conta tudo gata haha

    ResponderExcluir